Wednesday, May 07, 2008

Miolos...


"Sentia o peso do mundo no peito. Esse globo imenso, em toda a sua plenitude, com continentes e oceanos em toda a sua extensão, acentava-lhe no peito. Pressionava-lhe as costelas contra os pulmões. Parecia deixar de respirar. Os intervalos entre o inspirar e o expirar encurtavam-se ao milésimo de segundo. Nem a violenta vontade de um grito conseguia vergar a força desse peso, da sua pressão. O sono era-lhe roubado pela agonia. Tinha medo. Tão simplesmente. O peso que suportava parecia querer rebentar-lhe o peito. As costelas perfurando a carne, procurando um pequeno sopro de ar cá fora. Pensamentos atrozes circulavam que nem ténias no cérebro, que aos poucos perdia a agilidade e se transformava em miolos. Isso, miolos. Faziam-lhe falta, pelo menos assim o pensava. Sentia tudo em ebulição: o medo, a respiração ofegante, esse peso que continuava no peito. Queria fugir. Meter um atestado de insanidade. Mas ninguém o pode fazer ou pode? Recordava como eram tratados os loucos no inicio do século xx, esses freaks, pequenos anormais que fugiam, há demasia. E ainda bem.
Choque eléctrico atrás de choque eléctrico ou lobotomias mal executadas e de carácter puramente instrumental e mal instrumentado, para retirar esses pedaços de loucura feitos de miolos.
Estava a atingir um limite - um surto de insanidade. Começar? Quando? A que horas? Picar o Ponto? Sair, voltar. Dormir.Não dormir. Acordar. Começar de novo? Quando? E novamente a que horas? Picar o ponto? Outra vez? Responsabilidades. Medo. Não dormir. Acordar. Dormir. Não dormir.
O peso no peito. Não respirar. Pânico. E agora?
Conhecia o peso da responsabilidade diária... Apenas esperava conseguir suportá-lo tempo suficiente para não lhe esmagar o peito, nem lhe fazer o cérebro em miolos mexidos.
Talvez alguém ainda os achasse apetitosos, pensava. A inteligência frita dizem, com sal, é melhor que óleo de fígado de bacalhau... Faz bem à memória, dizem...

Nota ao próprio: deixar de ler posologias de ervanária."

Brainworm

3 Comments:

Blogger João Roque said...

O contraste entre a foto e o texto, acentua todas as dúvidas...
Beijoquitas.

08 May, 2008 01:48  
Blogger Anita said...

há quem viva com um constante peso interior que não se explica nem se sabe ao certo de onde vem... simplesmente apareceu certo dia e reproduziu-se como um arbusto que nasceu no mais árido terreno e foi crescendo sem controlo, consumindo tudo à volta na sua insana procura de alimento... primeiro mina a capacidade de sentir... depois o corpo... e por fim o espírito...

resta-nos respirar fundo e obrigarmo-nos a apanhar o comboio que nos força a viver entre quem não nos compreende...

beijinhos

p.s. - quanto à foto... ainda bem que não gosto de massa com ketchup :P

08 May, 2008 01:56  
Anonymous Anonymous said...

Nossa.. muito bom o texto.!
Parabens!

22 April, 2010 11:51  

Post a Comment

<< Home