Thursday, February 22, 2007


Arame

"às vezes porque parece e não é
às vezes porque é e não aparece
o saldo de um erro
um zero na palavra
o ar que se desconhece
o uivo que ao longe corre para o desterro
os campos de lavra
as manhãs
as tardes
as noites
tudo meros açoites de uma voz
que de dentro para fora, desfia e entala
que se coze e se contrai,
num instante de pedaços de noz
ou de qualquer albatroz
a carne seca que não sangra
mas se fere...
desperta na sala que se chama estar
o eco de um ai
o estremercer das persianas com o vento,
mera cantilena do velho desatento
o aroma que não se esquece
a voz que se escuta
o gesto que permuta
o olhar que geme e se cala
atrás de uma porta
às vezes
ou simplesmente fica à escuta
não aguenta a força da bala
trespassada por veias sinuosas
quais cobras venenosas
ás vezes
por vezes
tantas
o ai que fica,
que rompe,
não sai."
V

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Eu olho para ti e algo me diz que não és feliz. Tal como eu não o sou. Olho para ti e vejo um nó, igual ao que sinto dentro de mim. Eu não sei como desatar esse nó mas algo me diz que a minha solução és tu e que a tua solução sou eu. É patético de tão piroso, mas eu sinto que posso fazer-te feliz, que posso fazer-te parecer aquilo que tu mereces. Eu posso fazer com que os outros olhem para ti e digam : "este homem é feliz" e não vejam a ténue sombra que eu vejo a pairar sobre ti.
Mas eu não sei como partir este vidro entre nós..... mas no mesmo lugar estranho em que sinto que não és feliz, sinto que tu também queres partir este vidro e enfurece-me e entristece-me que nada faças para o conseguir.Apenas tentativas e promessas débeis....sem convicção.
Tu matas-me e ressuscitas-me sem me tocar, e eu não sei nem quero deixar de ser tão vulnerável a ti. É patético ou triste ou nobre, não sei, mas é a realidade. "

Maggie

22 February, 2007 16:47  
Anonymous Anonymous said...

O V é um heterónimo... e é um homem, certo? O que te levou a escolher um heterónimo? E porquê um homem?

O(ou a) V escreve muito bem mas para compreender td o q ele(ou ela) escreve tenho de perceber como ele (ou ela) é...

Eheheh

23 February, 2007 05:33  
Blogger Miss Vesper said...

python o género é indiferente. o que importa são as palavras e por mais que gramaticamente todas tenham um género, quando são conjugadas ganham uma identidade muito propria que ultrapassa todos os rotulos de lexico. foi precisamente por essa identidade propria que fernando pessoa criou tantas outras pessoas, individuais ;)

25 February, 2007 06:48  
Blogger Miss Vesper said...

Heteronimo: criaçao de outro eu.

25 February, 2007 06:54  
Anonymous Anonymous said...

Eu acho que criar um heterónimo é apenas dar nome a um eu que já existe. Por isso, o heterónimo vai estar sempre ligado ao seu autor, não só pelo género...

26 February, 2007 05:26  
Anonymous Anonymous said...

criar seja o que for tem sempre um reflexo do criador, mas reflexo não é por si só um personagem. um actor encarna um eu criado no papel por um escritor, ambos impoem reflexos, um pela representação, outro pela escrita. mas sao diferentes desse "eu". obra e autor intercruzam-se, mas cada um tem personalidade e vida propria.

26 February, 2007 06:10  

Post a Comment

<< Home