Sunday, July 22, 2007


DEATH PROOF

Quentin Tarantino volta a fazer das suas. Em homenagem aos clássicos filmes de carros (Steve Macqueen roi-te de inveja) mistura perseguições repletas de acrobacias com sensualidade feminina e ainda com problemas de som e imagem propositados. A bobine parece "arranhar" a música a certa altura entra em loop e as "meninas" como surge muito bem no início do filme "The Girls" transpiram garra e coolness. Tarantino é o único realizador, vá lá chamemos as coisas pelos nomes, com "tomates" para fazer das suas leading ladies verdadeiras forças da natureza que não só não perdem a sua feminilidade como ainda são capazes de deixar um homem K.O, literalmente. No grupo de "meninas" encontramos a Sin City "matron" Rosario Dawson, a forense CSI:NY Vanessa Ferlito e ainda a stuntwoman Zoë Bell (nada mais nada menos que a "dupla" de Uma Thurman em Kill Bill), que nos prende à cadeira numa das cenas mais alucinantes do filme. No lado masculino temos um Kurt Russel que não deve nada à idade e que neste caso até lhe confere um certo bad road killer charm... E se a pinta do Kurt Russel acenta que nem uma luva na coolness tarantinesca, os carros não lhe ficam atrás. Mas o melhor de toda esta conjugação de ingredientes é o tempero: a ironia.


Os diálogos das "girls" roubam-nos gargalhadas das quais até o Conan O'Brien teria inveja. Sobretudo a presença da que eu apelidaria de Foxy Lady, num estilo muito menos Beyoncé, claro. Só falta acrescenta "huh huh, girlfriend...". Com um início a fazer lembrar Mad Max, mas com uma rotação que nem a caixa de 5 velocidades consegue acompanhar. O segundo grupo de girls é Cool no seu estado mais puro. E como um filme de Quentin Tarantino não passa sem banda sonora, digamos que esta pisca o olho a Kill Bill e a meu ver, ainda o supera. A escolha não podia ser melhor, sobretudo para os momentos de perseguição a alta velocidade. Ride the blues vrrrrrummmm!!!


Death Proof é daqueles momentos de cinema que não podem nem devem ser perdidos. Umas horitas de pura diversão. Tarantino sabe o que faz e é definitivamente o melhor remédio para os dias em que nos sentimos human road kill...


E para aguçar o apetite aqui fica uma pequena amostra de Coolness ;)








3 Comments:

Blogger João Roque said...

Meu Deus, minha boa amiga
desconhecia os teus dotes de critica de cinema; está tudo aí, ou seja o teu entusiasmo está tão bem enunciado que é fàcilmente transmissível.
Tarantino é, sem dúvida, um dos "casos" mais sérios do cinema americano, e mundial. Depois de ter ressuscitado Travolta, agora consegue põr Kurt Russel a ter um bom desempenho? Tenho mesmo que ir ver, para acreditar.
Beijoquitas.

P.S. - este teu entusiasmante texto agradou-me duplamente, saberás porquê?

22 July, 2007 07:59  
Blogger Jedi Master Atomic said...

Olá gaja doida,

Agora esperamos impacientemente a 2ª parte.

Não sabias????

Pois é !!! Este filme do Tarantino está dividido em 2. O "Death Proof" (o que vimos) e o Planet Terror, que vem aí.

Nos EUA não foi lançada a obra em separado como na Europa. Foi lançada uma versão "dupla" com os 2 em 1 (mas com cada filme a ter menos 30m).

Acho que tivemos sorte em não levar com isso !!! :D

23 July, 2007 02:33  
Blogger luiscutileiro said...

o teu lado solar no seu melhor...

24 July, 2007 10:22  

Post a Comment

<< Home